Linha 78: | Linha 78: | ||
===Sinalização Temporária (LVT)=== | ===Sinalização Temporária (LVT)=== | ||
<small>[[File:Obras.png|thumb|Sinal A23]]</small> | <small>[[File:Obras.png|thumb|Sinal A23|80px]]</small> | ||
Os [[Acrónimos#LV - Limite de Velocidade|LV]]'s em zonas com trabalhos na via são muitas vezes reduzidos para, desta forma, proteger os trabalhadores e evitar acidentes. | Os [[Acrónimos#LV - Limite de Velocidade|LV]]'s em zonas com trabalhos na via são muitas vezes reduzidos para, desta forma, proteger os trabalhadores e evitar acidentes. |
Revisão das 07h07min de 22 de agosto de 2021
**** PÁGINA DE TESTES ****
Introdução
Pretende-se com a informação contida na presente página estabelecer regras e orientar os editores para a forma como devem adicionar os limites de velocidade no mapa em Portugal (doravante designados por LV's).
A informação relativa aos LV's é adicionada em cada segmento a partir do Editor de Mapas do Waze (WME).
No Waze, os LV's são utilizados para dois efeitos:
- Na falta de histórico de GPS no segmento em causa, o Waze utiliza os LV's para determinar o tempo estimado da rota que o atravessa
- Se assim o Wazer o tiver definido nas configurações do Waze, os LV's são representados neste último, de forma a alertá-lo sempre que excede o limite de velocidade. Quanto tal situação se verificar, será reproduzido um alerta na forma de um aviso sonoro e na mudança de cor do velocímetro
Não obstante todo o cuidado que os editores devem colocar na edição e no garantir que os LV's adicionados no WME estão corretos, o Wazer será sempre o responsável último, pelo que é a ele que cabe analisar e respeitar a efetiva velocidade máxima aplicada na estrada em que circula.
Limites de velocidade a serem adicionados no mapa
Apenas a informação correspondente aos LV's deve ser adicionada no mapa do Waze, tendo por base o que está regulamentado pelo Código da Estrada e a sinalização existente ao longo das estradas.
Os LV's a adicionar no mapa do Waze são os que correspondem à sinalização rodoviária imposta pelo Regulamento de Sinalização de Trânsito e definidos com o sinal de proibição C13, no início do troço com velocidade limitada, e pelos sinais C20a ou C20b, que assinalam o fim do LV anteriormente estabelecido.
-
Sinal C13
-
C20a
-
C20b
Incluem-se na mesma situação os sinais de prescrição específica referentes a zonas de velocidade limitada (sinais G4, G8 e G9), os quais definem o limite para toda a zona abrangida pela sinalização em causa.
-
Sinal G4
-
Sinal G8
-
Sinal G9
Nos atravessamentos de povoações, compactas ou dispersas, por estradas interurbanas, pode dar-se o caso de existir sinalização afixada que defina um LV inferior ou superior ao limite geral de 50 km/h. Assim, quando o sinal de proibição C13 estiver afixado no mesmo suporte que o sinal de início de localidade, são aplicáveis a todas as vias dessa localidade o LV indicado, salvo se outra regulamentação for transmitida por outros sinais colocados no interior da mesma.
-
LV inferior ao limite geral
-
LV superior ao limite geral
Também deverão ser adicionados no mapa, quando acompanhados de um sinal C13, outros sinais de prescrição específica ou de pré-sinalização, como aqueles que tipicamente podemos encontrar nas praças de portagens (Via Verde), em escolas e outros locais de travessia de peões, tais como os assinalados pelo sinal I8, ou em locais de velocidade controlada por semáforos (VC2).
-
Via Verde
-
Sinal I8
-
Sinal VC2
Para os casos em que a estrada não está abrangida por nenhum dos sinais de regulamentação anteriores, serão tomados como referência os limites gerais de velocidade em vigor, dentro e fora das localidades, nas auto-estradas e vias reservadas a automóveis e motociclos, conforme indicado no painel de sinalização H28:
- 50 km/h dentro de localidades
- 90 km/h fora das localidades
- 100 km/h nas vias reservadas
- 120 km/h nas autoestradas
-
Sinal H28
Para mais informação, ver Hierarquia de estradas e limites gerais de velocidade.
⚠️ Não confundir ...Quer o sinal D8, que obriga o condutor a transitar a uma velocidade não inferior à indicada, quer o sinal H6, que informa a velocidade a que o condutor é aconselhado a transitar, não deverão ser confundidos como limites de velocidade máxima e, por essa razão, não devem ser adicionados no WME.
Sinal D8
Sinal H6
Outras situações
Sinalização Temporária (LVT)
Os LV's em zonas com trabalhos na via são muitas vezes reduzidos para, desta forma, proteger os trabalhadores e evitar acidentes.
Estes sinais de regulamentação temporária podem ser adicionados aos segmentos associados no WME se a obra for de longo prazo (mais de 1 mês) e não for previsível que o limite seja alterado ao longo da sua duração.
No entanto, estas alterações deverão ser efetuadas com prudência e, de preferência, com a consulta dos Gestores de Área (AM) do local onde essas obras decorrem. Os Gestores de País (CM) também deverão ser notificados, de modo a que os LV's temporários possam ser monitorizados e rapidamente alterados quando a obra terminar.
Sinais de Mensagem Variável (SMV)
A sinalização de mensagem variável destina-se a informar o utente, de forma mais dinâmica, da existência de condições perigosas para o trânsito, bem como transmitir obrigações, proibições ou indicações úteis. Tem por finalidade melhorar a fluidez da circulação e garantir a segurança dos condutores.
Quando apresentado o sinal C13 em um painel de sinalização de mensagem variável, o mesmo tem carácter obrigatório e o LV indicado passa a ser o limite máximo de velocidade aplicável.
O Waze não suporta a atribuição de LV's variáveis aos segmentos, pois podem ser alterados em qualquer momento com base nas condições de trânsito e da estrada.
Apenas devem ser adicionados no WME LV's apresentados em um painel de sinalização de mensagem variável quando existe um LV padrão para a maioria do tempo. No entanto, a definição de qualquer LV com base em sinalização de mensagem variável deverá ser realizada com a consulta dos Gestores de Área (AM) do local e dos Gestores de País (CM).
Painéis Adicionais
Até ao momento, não existe no Waze a possibilidade de inserir diferentes LV's com base em restrições, sejam elas relativas a um período de tempo, às características do veículo ou às condições atmosféricas.
No caso dos segmentos com LV's dependentes de horários, deve ser usado o LV com maior duração, isto é, o LV com mais horas durante um dia e/ou aquele que prevalece durante mais dias em cada semana. Por exemplo: em uma rua com LV de 50 km/h, este é reduzido para 40 km/h nos dias úteis da semana entre as 8:00h e as 20:00h. Como o LV de 40 km/h está em vigor apenas alguns dias da semana e durante 12 horas por dia, o LV que deve ser definido no segmento é 50 km/h, pois é o limite que prevalece durante mais tempo da semana.
No que respeita aos LV's para diferentes tipos de veículos motorizados, qualquer sinal C13 acompanhado por um painel adicional especificando o LV para um tipo de veículo diferente dos automóveis ligeiros de passageiros não deverá ser adicionado no mapa. O mesmo procedimento deverá ser aplicado no caso de um sinal C13 acompanhado de um painel adicional indicador de condições meteorológicas adversas. Em ambos os casos, apenas o LV geral aplicado aos automóveis ligeiros de passageiros deverá ser utilizado no Waze, sendo o condutor responsável por seguir as regras do código da estrada aplicadas ao seu veículo e de analisar as condições atmosféricas ou o estado do piso e adequar a sua velocidade de modo a respeitar os limites de velocidade máxima.
Limites de velocidade para determinadas vias de trânsito
O painel representado na figura indica a aplicação de uma prescrição específica numa ou várias vias de trânsito, estando o sinal C13 representado sobre a seta indicativa da via a que se destina.
Como o Waze não tem a capacidade de identificar as diferentes vias de trânsito de uma estrada, deverá ser inserido no WME o limite mais elevado de todos os LV's do sentido de circulação em causa, sendo o condutor responsável por analisar e respeitar a velocidade máxima aplicada à via de trânsito em que se desloca.
Edição dos limites de velocidade
Instruções de edição
Antes de começar, o Editor deve certificar-se que está a utilizar as unidades corretas para a velocidade em Portugal, ou seja, quilómetros por hora (km/h). A alteração entre o sistema de unidades imperial e métrico é efetuada nas definições situadas na coluna esquerda do WME.
Os LV's devem ser inseridos nos campos disponíveis para esse efeito na coluna esquerda do WME, para um ou vários segmentos selecionados em simultâneo.
Antes de adicionar um LV, o Editor deve verificar no Street View qual o LV definido para a zona em causa (isto se o Street View estiver disponível e desde que possua imagens consideradas recentes). Na falta de informação concreta para a zona em causa, devem ser considerados os LV's indicados na página Hierarquia de estradas e limites gerais de velocidade.
Edições em massa para, por exemplo, colocar todos os segmentos de uma localidade a 50 km/h irá provocar com certeza erros. O Editor deve, preferencialmente, adicionar e verificar os LV's segmento a segmento e em cada um dos sentidos de circulação.
Os LV's adicionados manualmente são considerados como corretos e confirmados. Qualquer LV incorreto terá um impacto negativo no algoritmo que determina as rotas e o tempo estimado das mesmas, assim como também mostrará ao Wazer, no velocímetro que se sobrepõe ao mapa, uma informação errada do LV aplicável na zona em que circula. Como tal, sempre que possível, o Editor deve respeitar aquela que é considerada uma regra de ouro: sempre verificar qualquer LV adicionado.
⚠️ Registar que ...Os campos relativos a "Radar de velocidade média" não deverão ser assinalados. Esta é uma situação que em Portugal se aplica num número muito restrito de segmentos, pelo que os Gestores de Área (AM) e os Gestores de País (CM) têm estas situações perfeitamente identificadas e implementadas no WME.
Onde inicia/termina um limite de velocidade?
Um sinal de LV proíbe a circulação a uma velocidade superior à indicada, tomando essa limitação efeito, segundo o código da estrada, exatamente a partir do sinal C13 ou N1.
-
Sinal C13
-
Sinal N1
No entanto, se o sinal vertical de LV estiver acompanhado por um painel adicional indicador de distância, como representado na imagem, a proibição só tomará efeito a partir da distância indicada.
O LV contínua até que o Wazer encontre uma das seguintes situações:
- Um sinal de fim de todas as proibições impostas anteriormente ou um sinal de fim da limitação de velocidade anterior
- Um sinal com indicação do início ou do fim de uma localidade
- Outro sinal C13
- Um cruzamento ou entroncamento
- Uma rotunda
- Uma praça de portagem
- Um acesso de entrada a uma estrada com via de aceleração. (atenção acesso de entrada, não de saída)
Em raros casos, o LV é acompanhado por um painel adicional indicador da extensão de um troço na qual a limitação de velocidade é aplicada. Para além dessa distância, o LV termina.
De uma forma geral estas são as regras que são teoricamente aplicadas, infelizmente inúmeras são as situações práticas onde a sinalização está incorreta ou existe falta dela. Nesses casos aplica-se a regra do bom senso para resolver a situação, mas não se esqueça de solicitar sempre que for possível a ajuda de um CM. Qualquer caso de dúvida é preferível deixar o segmento sem o LV.
Ter em atenção a duas situações já mencionadas anteriormente, em relação painéis de prescrição específica de zonas de velocidade limitada (sinais G4, G8 e G9) e o sinal de regulamentação C13 colocados no mesmo suporte que os sinais de identificação de localidades N1. Ambos os casos são tratados como zonas de LV, o que significa que a partir daquele momento toda a zona abrangida pela sinalização passa a ter o LV indicado, salvo se outra regulamentação for transmitida por outros sinais colocados no interior dessas zonas.
Existe alguma confusão sobre a sinalização de limite de velocidade associada a um sinal de perigo, como por exemplo, uma lomba ou uma curva perigosa. É comum os condutores pensarem que o LV termina depois de passar esse perigo. Pelo que foi apurado essa informação é falsa, nenhum sinal de perigo associado a um LV indica que essa limitação acaba após a passagem da lomba ou curva perigosa. Nesses casos deveria haver sinalização adicional indicando o fim da limitação, mas muitas vezes isso não acontece na prática. Pelo que mais uma vez a regra do bom senso a editar os limites de velocidade, em algumas situações o limite continua, outras simplesmente termina após passagem pelo perigo em questão.
Intersecções de nível
[[File:|center|700px]] As edições dos LV nos segmentos de ligação de determinadas intersecções de nível (at-grade connectors) seguem as seguintes 4 regras básicas:
- Se o segmento de ligação tem o seu próprio sinal de limite de velocidade, então deve ser adicionado esse limite;
- Se o LV do segmento anterior e posterior forem iguais, então o segmento intermédio de ligação deverá ter o mesmo LV destes dois últimos.
- Se o segmento de intersecção de nível funcionar fisicamente como um acesso, com vias de desaceleração/aceleração, então deve seguir as mesmas regras que os acessos (ramps).
- Se o segmento de ligação não corresponder a nenhum dos casos anteriores, então deverá ser adicionado o mesmo LV que o segmento anterior.
Acessos
A informação sobre como editar os LV nos acessos até ao momento ainda não é bem clara. Pelo que o aconselhável será deixar esses segmentos sem LV. Visto que este tipo de segmentos não vão contar para o número total de segmentos necessários para ativar a funcionalidade dos alertas por excesso de velocidade na aplicação.
Várias possibilidades estão a ser analisadas, entre as quais se destacam:
- Adicionar todos os LV, seguindo a regra do minimo de 50 metros;
- Cortar o acesso no fim da zona de desaceleração e adicionar o LV daí para a frente deixando a zona anterior sem velocidade;
- Adicionar o ultimo LV de desaceleração em toda a extensão do acesso;
- Não adicionar LV nos acessos;
Rotundas
Nas rotundas devem ser adicionados os LV descrescentes, seguindo o princípio de corte minimo de 50 metros, indicado anteriormente. Isto é:
- Se o sinal vertical de limite máximo de velocidade estiver a MAIS de 50 metros da rotunda, então o segmento deverá ser cortado exatamente no local de LV.
- Se o sinal vertical de limite máximo de velocidade estiver a MENOS de 50 metros da rotunda, então o segmento não deverá ser cortado e o LV deverá ser inserido na própria rotunda. (Atenção ver regras abaixo)
- No caso de LV decrescentes consecutivos a mesma regra de 50 metros é aplicada. Isto é evita-se de dividir o segmento se os sinais de LV estiverem a menos de 50 metros us dos outros, sendo o corte realizado próximo do primeiro sinal diretamente com o valor do LV mais baixo.
[[File:|center|500px]]
A edição dos LV dentro das rotundas deve ser realizada com base nas seguintes regras tendo em conta a situação:
- Se o LV dos segmentos que se aproximam da rotunda são todos idênticos, então esse limite de velocidade também deverá ser usado para os segmentos da rotunda. Seguindo o exemplo da imagem todas as ruas que entram na rotunda têm o LV de 50km/h, desse modo a rotunda deverá também ter o mesmo LV de 50km/h.
- Se um dos LV dos segmentos que se aproximam da rotunda for diferente dos outros, então o LV a ser usado para os segmentos rotunda deverá ser igual ao LV mais baixo dos segmentos com o mesmo tipo de estrada da rotunda. Imagine a situação da imagem abaixo em que existe dois segmentos “Major” a entrar na rotunda, um com o LV de 50km/h e outro de 40km/h, um segmento “Minor” a 50km/h e uma Rua principal com 30km/h. Como se sabe das regras de edição, os segmentos da rotunda tendo em conta esta configuração devem ser do tipo “Major” e o LV na rotunda deverá então ser definido com base no LV mais baixo dos dois segmentos “Major”, neste caso 40km/h. Repare que o LV da rua principal (30km/h) é desprezado, pois o LV é definido apenas pelos segmentos com o mesmo tipo de estrada que a rotunda.
Acessos privados e estacionamentos
Os limites de velocidade dentro de segmentos do tipo privado ou estacionamento devem ser evitados, excepto se existir um sinal vertical C13 ao entrar no estacionamento ou acesso privado. Segmentos do tipo privado, para ruas acessíveis apenas para moradores deverá seguir as regras gerais estabelecidas para os segmentos do tipo rua.
Caminhos de terra
No geral os caminhos de terra não deverão ter LV, exceto se um sinal vertical C13 existir no local. Sendo assim a grande maioria deverá ficar sem limite de velocidade, pois os caminhos de terra são irrelevantes para a grande maioria dos utilizadores do Waze. Se o sinal de LV máximo for explicitamente indicado então deverá ser adicionado.
OUTROS TESTES====
LOCALIDADE |
---|
Albufeira |
Cascais |
Faro |
Lagoa |
Loulé |
Portimão |
Porto |
Tavira |
Vila Nova de Gaia |
OUTRAS ESTRADAS====
⚠️⚠️⚠️
Nota: Todas as vias em que se verifique que a superfície do seu piso não está pavimentada mas que, mesmo assim, permitem a passagem de veículos (com exceção de veículos todo-o-terreno / 4x4), deverão ser classificadas com a correspondente categoria (se rua, classificada como rua; se caminho de terra, classificada como caminho de terra; etc.), marcando-se também a caixa de seleçãoNão pavimentada
Caminho de Terra===== Segmento sem alcatroamento,
Estacionamento===== Segmento dentro de estacionamentos.
Acesso Privado (Private Road)=====
Segmento em que a circulação está condicionada por um pórtico ou sinalização.
Desenho e detalhe de segmentos privados
As rotas podem começar em zonas privadas e ter algum detalhe dentro destas zonas ajuda em algum roteamento inicial, para o Wazer sair da zona.
Empresas de transporte em veículos descaracterizados (Ou TVDE)” , que podem entrar em N locais e edifícios, sejam condomínios ou zonas mais privadas, ou até convidados, é por vezes importante ajuda-los a sair de lá.
Recomendamos que os editores tenham estes pontos em atenção, quando estão a criar/atualizar zonas com esta tipificação:
#1- Validar se é claro que há roteamento (conhecendo a zona, via street view, imagens de satélite ou informação sobre o espaço)
#2- Validar se há gps points
#3- Confirmar que há estacionamento
#4- Ter em atenção que o caminho dá para pelo menos veículos 4x4
#5- A nível visual, as pistas de karts, que costumam ser um chamariz para quem conduz, podem ser interessantes mostrar no mapa, mas NUNCA ligadas a uma estrada real
#6- Nunca meter setas vermelhas para entrar nessas zonas, mesmo que haja cancela, a way point do landmark deve apontar para a zona (ou zonas) de entrada pública, mas se o condutor escolher um segmento lá dentro, o Waze deve fazer a rota
Ferry===== Segmento destinado somente à circulação de veículos aquáticos afetos ao transporte de passageiros e veículos.
NÃO CONDUZÍVEIS====
Linha ferroviária===== Segmento destinado somente à circulação de veículos sobre carris.
Pista de Avião===== Segmento destinado somente à descolagem ou aterragem de veículos aéreos.
TRILHOS PEDESTRES====
Trilhos Pedestres===== Trilhas pedonais cujo o trânsito de outros veículos seja proibido.
Rua Pedonal / Rua de Coexistência===== Segmentos partilhados entre peões, ciclistas e automóveis cujo a prioridade é sempre do peão.
Limite geral: 20 km/h
Escadaria===== Escada monumental ou uma série de escadas separadas por descansos.