Hierarquia de estradas e limites gerais de velocidade Ver histórico

Publicado: 4.jul.2019‎ | Editado: 21.out.2021

Introdução

As Estradas Portuguesas estão classificadas em diversas categorias e tipologias estruturadas hierarquicamente, quer para efeitos legais quer de mapeamento. Pretende-se, desta forma, que a tipologia dos segmentos criados no WME esteja de acordo com a realidade e a legislação em vigor em Portugal e, ao mesmo tempo, siga uniformemente as regras em todo o território sob pena de comprometer a integridade do mapa e o adequado planeamento de rotas por parte do Waze.

A atribuição da categoria correta a um segmento é importante, nomeadamente porque:

  • ao planear uma rota, as estradas com classificação hierárquica superior terão preferência, face àquelas com classificação hierárquica inferior
  • ao visualizar o mapa, as estradas com classificação hierárquica superior serão exibidas nos níveis de zoom menores, em detrimento daquelas com classificação hierárquica inferior  


Rede Nacional

Autoestrada (Freeway)

Sinal H24

São classificadas como "Autoestrada (Freeway)" todas as autoestradas da rede viária nacional designadas pelo nome “A##” e que estejam identificadas com o sinal de autoestrada (H24), assim como todas as vias de acesso que cumpram em simultâneo os seguintes requisitos:

  • façam ligação apenas entre autoestradas
  • tenham duas ou mais vias
  • velocidade implementada superior a 80 km/h

Devem ser desenhadas sempre com recurso a dois segmentos independentes — um por cada sentido — aproximando-se sempre à realidade do terreno.

Sempre que se circule dentro da mesma autoestrada, não devem existir indicações TTS exceto se houver uma saída em segmento idêntico, ainda que possa haver casos de situações excecionais em que a indicação possa ser reforçada com a instrução “Continue” ou pela aposição de indicação de vias (lanes) com a opção "Mostrar apenas" (ver exemplos aqui e aqui).

Atributos
  • no campo Rua deve constar apenas o nome da autoestrada (p. ex. "A1")
  • no campo Localidade deve ser selecionada a opção "Não tem"
  • velocidade por omissão a atribuir aos segmentos
  • nível de bloqueio 5
Sinal H25

São ainda classificadas como "Autoestrada (Freeway)" todas as estradas conhecidas por vias reservadas a automóveis e motociclos, identificadas com o sinal (H25), por estas compreenderem as mesmas regras e restrições aplicadas nas autoestradas.

Todos os nomes complementares que este tipo de vias eventualmente possam ter, assim como o respetivo sentido de marcha, podem ser adicionados ao Endereço apenas como nome alternativo (p. ex "A1/IP6/E80 (N)").

Podem ser desenhadas com recurso a apenas um segmento ou com recurso a dois segmentos independentes — um por cada sentido — aproximando-se sempre à realidade do terreno.

Atributos
  • no campo Rua deve constar apenas o nome da via reservada a automóveis e motociclos (p. ex. "IP3", "IC19")
  • no campo Localidade deve ser selecionada a opção "Não tem"
  • velocidade por omissão a atribuir aos segmentos
  • nível de bloqueio 5


Exemplos ilustrativos


Via de Acesso (Ramp)

Sinal de pré-sinalização I1
Sinal de direção J1

São classificados como "Via de Acesso (Ramp)" todos os acessos da rede viária que dão entrada e saída a outros tipos de vias, nomeadamente de e para autoestradas e de e para vias reservadas a automóveis e motociclos. De igual forma, são classificadas como "Via de Acesso (Ramp)" todas as vias que, ao longo das autoestradas e das vias reservadas a automóveis e motociclos, dão acesso a áreas de serviço e a áreas de estacionamento / repouso.

Podem ainda ser classificados como "Via de Acesso (Ramp)" todos os acessos que dão entrada e saída a vias do tipo Major Highway's e Minor Highway's, desde que estes sejam designados pelo nome “Acesso” ou por vários nomes de indicativos que facilitem as indicações TTS, ou quando a forma visual possa baralhar o resultado pretendido no LiveMap.

Tipicamente, esta tipologia de vias encontra-se sinalizada com sinais de pré-sinalização e/ou sinais de direção.

O nome dos segmentos classificados como "Via de Acesso (Ramp)" não aparece no mapa da aplicação. Contudo, deve ser colocado um nome em tais segmentos pois o mesmo torna-se necessário para a obtenção de instruções de navegação eficazes e suficientemente esclarecedoras daquele que é o sentido que o Wazer deve seguir ao longo da rota. Desta forma, pelo importante papel que as mesmas possuem ao nível das instruções de navegação, também as gares de viragem (vias segregadas de viragem à esquerda) podem ser classificadas como "Via de Acesso (Ramp)".

A velocidade a atribuir aos segmentos deve corresponder àquela que, eventualmente, se possa vislumbrar no Street View e devem ser bloqueados com nível de bloqueio igual ao nível de bloqueio do segmento de maior hierarquia ao qual está conectado.

Atributos
  • no campo Rua deve constar o nome da via de acesso com a abreviatura “Ac.” (p. ex. "Ac. A1 Lisboa, Porto", "Ac. 2.ª Circular, A1 (N), Benfica")
    NOTA: ver projeto relativo aos Acessos
  • no campo Localidade deve ser selecionada a opção "Não tem"
  • velocidade por omissão a atribuir aos segmentos
  • nível de bloqueio: igual ao nível de bloqueio do segmento de maior hierarquia ao qual está conectado


Exemplos ilustrativos



Casos particulares

Nos casos em que uma mesma rua ou avenida é constituída por dois segmentos com sentido único e contrários, devem os seus segmentos interiores ser do tipo “Via de acesso”.

No campo Rua deve ser selecionada a opção "Não tem".


De igual forma, em cruzamentos com vias de atravessamento direto, também os segmentos para realização de manobra à esquerda devem ser do tipo “Via de acesso” (segmentos que têm como objetivo que o tráfego que pretende seguir em frente o faça sem ter de esperar pelos veículos que têm de parar)

No campo Rua deve ser selecionada a opção "Não tem".


IP / IC / Estrada Nacional (Major Highway)

São classificados como "IP / IC / Estrada Nacional (Major Highway)" todos os Itinerários Principais, Itinerários Complementares e Estradas Nacionais, ainda que estejam inseridos na rede municipal.

Em casos que se justifique — pela relevância de prioridade de rota — outros arruamentos podem ser elevados a Major HighWay em todo o seu trajeto relevante.

Na designação do segmento deve constar o prefixo "IP", "IC", "EN" ou "N", consoante a sua classificação.

Dentro das localidades poderão ter o nome de arruamento, constando sempre o nome de origem como nome alternativo. Sempre que possuam nome de arruamento, deve ser preenchida a respetiva localidade.

Atributos
  • no campo Rua deve constar apenas o nome da estrada (p. ex. "IP1", "IC2", "EN14") ou o nome do arruamento (quando dentro de localidades)
  • no campo Localidade deve ser selecionada a opção "Não tem" mas se a estrada tiver nome de arruamento deve ser adicionada a respetiva localidade
  • velocidade por omissão a atribuir aos segmentos: se "IP" ou "IC"; se "EN" ou "N"; quando dentro de localidades
  • nível de bloqueio 4


Exemplos ilustrativos


Estrada Municipal (Minor Highway)

São classificados como "Estrada Municipal (Minor Highway)" todas as vias municipais ou, em alguns casos, outras vias outrora antigas nacionais.

Em casos que se justifique — pela relevância de prioridade de rota — outros arruamentos podem ser elevados a Minor Higway, em todo o seu trajeto relevante.
NOTA: Esta exceção não deve ser usada para favorecer a preferência de rota num curto troço dentro das localidades

Dentro das localidades poderão ter o nome de arruamento, constando sempre o nome de origem como nome alternativo. Sempre que possuam nome de arruamento, deve ser preenchida a respetiva localidade.

As vias M#### (com 4 algarismos), correspondentes aos antigos Caminhos Municipais CM####, deverão, por princípio, ser categorizadas como Rua principal.

Atributos
  • no campo Rua deve constar apenas o nome da estrada (p. ex. "M537") ou o nome do arruamento (quando dentro de localidades)
  • no campo Localidade deve ser selecionada a opção "Não tem" mas se a estrada tiver nome de arruamento deve ser adicionada a respetiva localidade
  • velocidade por omissão a atribuir aos segmentos: quando fora de localidades; quando dentro de localidades
  • nível de bloqueio 3


Exemplos ilustrativos


Rede Urbana

Rua principal (Primary Street)

São classificados como "Rua principal (Primary Street)", maioritariamente dentro das localidades, todo o tipo de arruamentos correspondentes às zonas de principal circulação, sem prejuízo da rede viária superior.

Em casos que se justifique — pela relevância de prioridade de rota — outros arruamentos podem ser elevados a “Primary Street”.

Atributos
  • no campo Rua deve constar apenas o nome do arruamento (p. ex. "Av. António Augusto de Aguiar")
  • no campo Localidade deve ser adicionada a respetiva localidade
  • velocidade por omissão a atribuir aos segmentos
  • nível de bloqueio 2


Exemplos ilustrativos


Rua Secundária (Street)

São classificados como "Rua Secundária (Street)" todo o tipo de arruamentos secundários dentro e fora das localidades, onde é feita a circulação normal sem restrições, sem prejuízo da rede viária superior.

Atributos
  • no campo Rua deve constar apenas o nome do arruamento (p. ex. "R. Ferreira Lapa")
  • no campo Localidade deve ser adicionada a respetiva localidade
  • velocidade por omissão a atribuir aos segmentos
  • nível de bloqueio 1


Exemplos ilustrativos



↓↓↓ O conteúdo seguinte encontra-se pendente de atualização / revisão ↓↓↓

Outras Estradas

Caminho de Terra

Segmento sem alcatroamento,

Estacionamento

Segmento dentro de estacionamentos.

Acesso Privado (Private Road)

Segmento em que a circulação está condicionada por um pórtico ou sinalização.

Desenho e detalhe de segmentos privados

As rotas podem começar em zonas privadas e ter algum detalhe dentro destas zonas ajuda em algum roteamento inicial, para o Wazer sair da zona.

Empresas de transporte em veículos descaracterizados (Ou TVDE)” , que podem entrar em N locais e edifícios, sejam condomínios ou zonas mais privadas, ou até convidados, é por vezes importante ajuda-los a sair de lá.

Recomendamos que os editores tenham estes pontos em atenção, quando estão a criar/atualizar zonas com esta tipificação:

#1- Validar se é claro que há roteamento (conhecendo a zona, via street view, imagens de satélite ou informação sobre o espaço)

#2- Validar se há gps points

#3- Confirmar que há estacionamento

#4- Ter em atenção que o caminho dá para pelo menos veículos 4x4

#5- A nível visual, as pistas de karts, que costumam ser um chamariz para quem conduz, podem ser interessantes mostrar no mapa, mas NUNCA ligadas a uma estrada real

#6- Nunca meter setas vermelhas para entrar nessas zonas, mesmo que haja cancela, a way point do landmark deve apontar para a zona (ou zonas) de entrada pública, mas se o condutor escolher um segmento lá dentro, o Waze deve fazer a rota

Ferry

Segmento destinado somente à circulação de veículos aquáticos afetos ao transporte de passageiros e veículos.

Não conduzíveis

Linha ferroviária

Segmento destinado somente à circulação de veículos sobre carris.

Todas as linhas ferroviárias, ramais e concordâncias que fazem parte da Rede Ferroviária Nacional têm um nome específico, pelo que deve ser essa a designação a adotada no mapa do Waze. Desta forma, não são corretas designações como "Linha de Comboio" ou outras, pelo que não devem ser utilizadas.

Pista de Avião

Segmento destinado somente à descolagem ou aterragem de veículos aéreos.

Rua Pedonal

Ruas pedonais cujo trânsito de veículos seja proibido. Este tipo de via tem efeito nas rotas, quando se localizam quer no início quer no final das mesmas. A Aplicação irá direccionar para o nó virtual de junção com segmentos conduzíveis mais próximos do destino ou do início das rotas.

Deve usar-se para ruas pedonais comerciais ou habitacionais (por exemplo, com números de porta).

Trilho Pedestre

Segmentos para peões e/ou ciclistas, usados apenas para efeitos de referência visual. Não tem qualquer impacto nas rotas.

Devem usar-se para ciclovias,

Escadaria

Escada monumental ou uma série de escadas separadas por descansos.