Instruções de navegação: mudanças entre as edições Ver histórico

Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 95: Linha 95:
'''Nâo.'''  
'''Nâo.'''  


O uso dessa funcionalidade é para casos bem específicos, quando forem necessários ajustes detalhados, ou seja, quando fazendo as possíveis alterações usando os mecanismos descritos acima não for possível resolver (lembrando também que não é pra "gambiarrar" usando os mecanismos).
Antes de recorrer à funcionalidade, certifique-se de que as instruções naturais (regidas por ângulos '''reais'''/não forçados, categorias e nomes corretos) não são suficientes para fornecer o comando correto.
 
Em outras palavras, o uso dessa funcionalidade é para casos bem específicos, quando forem necessários ajustes detalhados, ou seja, quando não for possível conseguir a melhor instrução sem fazer gambiarra/armengue.


Veja alguns exemplos:
Veja alguns exemplos:


'''Exemplo 1'''.  
'''Exemplo 1'''.  
Nesta conversão indicada, o comportamento padrão seria "VIRE à esquerda".  
Nestas conversões indicadas, o comportamento padrão seria "VIRE à esquerda".  


[[image:Retorne1.JPG]]
[[image:Retorne1.JPG]]
Linha 109: Linha 111:


'''Exemplo 2'''.  
'''Exemplo 2'''.  
Um outro caso semelhante ao anterior.
[[image:AcB4zxB.png]]
'''Exemplo 3'''.
A "gambiarra" usada por esse editor, é um caso clássico onde a Sobreposição de instrução poderia ser usada com elegância. Seria interessante mesmo ter a instrução "VIRE", porém o editor desavisado foi lá e criou um "joelho" na via - fez o ângulo ser 45 graus com micro-geometria (ao usar um zoom médio/alto os demais editores jamais perceberiam isso).
A "gambiarra" usada por esse editor, é um caso clássico onde a Sobreposição de instrução poderia ser usada com elegância. Seria interessante mesmo ter a instrução "VIRE", porém o editor desavisado foi lá e criou um "joelho" na via - fez o ângulo ser 45 graus com micro-geometria (ao usar um zoom médio/alto os demais editores jamais perceberiam isso).


[[image:Joelho.png]]
[[image:VqTsFxo.png]]


Neste caso, por exemplo você também poderia usar a sobreposição de instrução, porém mantendo a geometria adequada, ou seja, sem esse puxadinho para fazer os 45 graus.
Neste caso, por exemplo você também poderia usar a sobreposição de instrução, porém mantendo a geometria adequada, ou seja, sem esse puxadinho para fazer os 45 graus.

Edição das 12h08min de 16 de janeiro de 2017

Em construção
Em construção
Esta página está em processo de construção. A informação aqui presente não deve ser considerada oficial.

Em construção desde 13 de Janeiro de 2017


Comentários gerais

Para orientação sonora durante uma condução, o Waze utiliza um sistema de produção/síntese da voz humana abreviado do inglês como TTS (Text-To-Speech). Este sintetizador de voz, no Waze, obedece a algumas regras que nós devemos seguir na edição de mapas a fim de obtermos as melhores instruções de navegação.


O TTS do Waze emite uma orientação do tipo mantenha/vire/saia sempre que em uma junção entre segmentos de um percurso houver a necessidade de "escolha" entre dois ou mais caminhos (segmentos) diferentes.


Quando, em uma junção, NÃO há a necessidade de escolha entre segmentos (como quando se conduz o carro por uma rodovia entrecortada por pequenas vias), chamamos esta "sinalização" de "continuação" ou a "melhor continuação". Neste caso onde o caminho a ser escolhido em uma junção é a continuaçao da via em que o condutor se encontra a orientação do TTS de continue é a ausencia de comando de voz. Ou seja, quando nao há caminho a ser escolhido, o Waze fica em silencio. Chamamo-na de CONTINUE.


O segredo em descobrir/definir qual será a instrução do TTS (CONTINUE/MANTENHA/VIRE/SAIA) reside:

- no ângulos entre os segmentos a cada junção;

- e também nomes das vias a cada junção.


obs. As descrições abaixo são sempre para curvas à direita. Como curvas para a esquerda são simétricas a curvas para a direita, os exemplos abaixo seguem o mesmo modelo de algoritmo se as curvas forem à esquerda.

Definições

segmento-in: É o segmento que chega à junção "A". No seu encontro com junção é dada uma orientação de voz de mantenha/vire/saia.


segmento-out: É o segmento que sai desta junção "A" e serve como continuidade do percurso do condutor. A orientação de voz na junção A instrui o condutor a seguir pelo segmento-out.


segmento 1, segmento 2, segmento 3 e segmento 4: São todos os outros segmentos ligados a junção "A" e que não fizeram parte do percurso do condutor.


"junção": É o ponto que conecta dois ou mais segmentos.(Pontos de ajuste da geometria do segmento estão ao longo do segmento e NÃO se comportam como junções)


Ausência de Instrução - a "Melhor Continuação"?

Quando um Wazer dirige por uma rota, a cada junção desta rota o TTS analisa o que seria a continuação da estrada. Se existem duas possibilidades de continuação após uma junção qualquer o TTS procura reconhecer alguns parâmetros que indique a ele qual é a "melhor continuação".


Por que interessa saber qual é a melhor continuação?

Porque quando a rota segue sempre pela melhor continuação temos uma rota mais silenciosa. Ou seja, com menos orientação do TTS. Conhecer a continuação é importante para que tenhamos rotas mais silenciosas e instruções de navegação em pontos importantes de uma rota.


Por outro lado, toda vez que a rota seguir por um caminho que não é a melhor continuação, o TTS dará uma instrução de voz para orientar o condutor qual o caminho deve tomar.


Qual é o padrão reconhecido pelo TTS que o permite identificar o que é a "melhor continuação"?

Voltemos a figura anterior, onde ficou definido que Segmento-out seria a melhor continuação do segmento que chega a junção, o Segmento-in. Como é reconhecido o Segmento-out de um Segmento-in qualquer dentre diversos segmentos possíveis?


1. A melhor continuação apenas é considerada em curvas de ângulos menores de 45°. Acima disso é sempre dada a instrução "vire". Se dentro deste ângulo houver apenas uma possível continuação, ela será a "melhor continuação". Se dentro deste ângulo houver mais de uma possível continuação, mas nenhuma puder ser considerada a "melhor continuação", será dada instrução a todas as vias.


2. Se algum segmento, após a junção, apresenta mesmo NOME PRINCIPAL e também a mesma CATEGORIA do Segmento-in, então ele será reconhecido como a "melhor continuação" independentemente de qualquer outra coisa.


3. Se algum segmento, após a junção, apresenta mesmo NOME ALTERNATIVO e também a mesma CATEGORIA do Segmento-in, então ele será reconhecido como a "melhor continuação" caso o item 2 não tenha sido atendido.


3. Caso somente uma das características seja atendida, o segmento apresente NOME PRINCIPAL ou CATEGORIA igual a do Segmento-in, então a "melhor continuação" será escolhida de acordo com as seguintes características:

a) O segmento de "melhor continuação" apresenta mesmo NOME PRINCIPAL ou a mesma CATEGORIA do Segmento-in (nome principal tem prioridade sobre categoria);

Obs:

- Segmento que apresenta mesmo NOME PRINCIPAL, mas não a mesma CATEGORIA que Segmento-in será escolhido como melhor continuação prioritariamente quando houver um outro segmento qualquer que apresente mesma categoria de Segmento-in mas não o mesmo nome.

- Se o ângulo entre as possíveis "melhores continuações" seja maior entre elas do que entre elas e Segmento-in, então não haverá uma melhor continuação e será sempre fornecido algum tipo de instrução TTS.


Lembre-se que se a rota seguir através da "melhor continuação", não será dada nenhuma instrução via TTS.

Descobrindo o ângulo entre vias

Para saber qual é o ângulo entre duas vias e assim entender se a instrução será vire ou mantenha, é necessário fazer uso do script WME Junction Angle info.

Depois de instalado o script, ao selecionar duas vias conectadas será mostrado o ângulo entre elas dentro de um círculo verde.

Tipos de Instrução

O reconhecimento pelo TTS das conjunções das vias descritas abaixo é que determinam sobre os comandos de MANTENHA, VIRE e SAIA. Lista de situações possíveis:

1) Se a junção tem apenas 2 segmentos, então não haverá instrução (um segmento é continuação natural do outro).

2) Se o Segmento-out for a "melhor continuação" (definida acima), então não haverá instrução.

3) Se o ângulo de saída entre Segmento-in e o Segmento-out for maior do que 45 graus (e inferior a 180 graus), a instrução será "VIRE À DIREITA".

4) Se o ângulo de saída entre Segmento-in e o Segmento-out for menor do que 45 graus, a instrução será "MANTENHA À DIREITA", nos casos de rodovias é "SAIA À DIREITA".

Sobreposição de Instrução de Voz

Esta funcionalidade, lançada junto com a versão 1.26-2 do editor de mapas, permite que você coloque explicitamente qual a instrução o waze deve fornecer ao usuário para realizar a conversão indicada.

"Puxa então posso colocar as melhores instruções que eu julgar para cada conversão?"

Nâo.

Antes de recorrer à funcionalidade, certifique-se de que as instruções naturais (regidas por ângulos reais/não forçados, categorias e nomes corretos) não são suficientes para fornecer o comando correto.

Em outras palavras, o uso dessa funcionalidade é para casos bem específicos, quando forem necessários ajustes detalhados, ou seja, quando não for possível conseguir a melhor instrução sem fazer gambiarra/armengue.

Veja alguns exemplos:

Exemplo 1. Nestas conversões indicadas, o comportamento padrão seria "VIRE à esquerda".

Entretanto fica bem mais inteligível se recebermos a instrução "RETORNE". Bem, ai cabe uma sobreposição da instrução.

Exemplo 2. Um outro caso semelhante ao anterior.

Exemplo 3. A "gambiarra" usada por esse editor, é um caso clássico onde a Sobreposição de instrução poderia ser usada com elegância. Seria interessante mesmo ter a instrução "VIRE", porém o editor desavisado foi lá e criou um "joelho" na via - fez o ângulo ser 45 graus com micro-geometria (ao usar um zoom médio/alto os demais editores jamais perceberiam isso).

Neste caso, por exemplo você também poderia usar a sobreposição de instrução, porém mantendo a geometria adequada, ou seja, sem esse puxadinho para fazer os 45 graus.

Uma boa prática para avaliar os casos em que deve ser usado a Sobreposição de Instruções de Voz é que você discuta a possibilidade de usá-la, onde acreditar que seja necessário através do fórum regional do estado em que estiver editando.