Contexto
A implementação no Waze da nova funcionalidade das Passagens de Nível (PN) (RRC: Rail Road Crossing), tem como objetivo melhorar a segurança dos utilizadores, ao apresentar atempadamente um alerta visual e sonoro a quem tem que atravessar uma linha férrea. Em concordância com a legislação portuguesa em vigor, são assinaladas todas as as passagens de nível da rede ferroviária portuguesa, assinaladas e definidas pela entidade gestora (Infraestruturas de Portugal)
Proposta
A colocação no WME apenas está disponível a editores R>4, embora possa depois ser desbloqueada a editores de todos os níveis.
A implementação no mapa pode ser efetuada em vários contextos: edição sistematizada ao percorrer por exemplo toda a extensão de uma determinada linha ou aleatoriamente ao “cruzar” com uma PN no decorrer de outra edição. Em qualquer um destes contextos, deve sempre primar-se pela boa conduta de edição (devem ser acrescentados todos os elementos conexos em falta, nomeadamente as suas estações e apeadeiros).
Antes da implementação das PN, é preciso perceber algumas situações:
- O tipo de passagem de nível, com ou sem guarda;
- A linha em questão;
- O tipo de estrada que faz a passagem de nível e respectivo nome;
- Os sentidos de trânsito;
- O número de ruas que cruza a passagem de nível;
Tipos de Passagem de Nível
Esta secção mostra os vários tipos de passagem de nível com e sem guarda existentes em Portugal, seguidos de exemplos.
Com guarda de cancelas automáticas
As passagens de nível com guarda de cancelas automáticas contêm um sistema de guardas em cancela, que fecham automaticamente antes da passagem de combóios.
A imagem seguinte mostra o exemplo da passagem de nível de São João do Estoril: